Tempo de leitura: 3 minutos
Você já recebeu alguma oferta fora de hora? Imagine que acabou de conhecer uma empresa de calibração, teve o seu primeiro contato e já foi abordado de forma mais direta recebendo diariamente informações sobre o mesmo produto ou até mesmo já conhece a marca faz tempo, mas ainda não recebeu nenhuma proposta?
Bom, se isso já aconteceu com você saiba que essa empresa deve sofrer um problema clássico no seu fluxo de cadência, basicamente, ela não respeita o seu funil de vendas,e algumas coisas são adiantadas ou atrasadas demais.
Se você nunca ouviu falar desse termo e nem sabe como ele pode ser importante na conversão de um lead, fique tranquilo, no texto de hoje iremos falar tudo sobre o fluxo de cadência, bora conferir? Então vamos lá!
O que significa o fluxo de cadência?
O fluxo de cadência, nada mais é, do que um planejamento sistematizado de uma série de ações para conduzir um usuário a se tornar prospect, e depois acompanhá-lo durante toda a sua trajetória dentro do funil de vendas.
Ou seja, é elaborado um plano de ação, para executar determinadas estratégias de acordo com a fase e a etapa que a pessoa se encontra dentro do funil e o contato que ela possui com a sua marca.
O fluxo de cadência deixa tudo pré definido, realizando intervalos, entregando conteúdos diferentes, e atraindo o lead aos poucos, de maneira totalmente moderada e eficiente, otimizando o tempo e melhorando o número de conversões de uma venda.
Por se tratar de um padrão, esse conceito acaba agindo como uma válvula de segurança, facilitando a vida dos vendedores, que têm mais noção de qual abordagem adotar para vender seus produtos de forma efetiva, eficiente e direta.
Respeito no timing do cliente
Talvez a grande importância de um fluxo de cadência na conversão de leads seja o seu respeito em relação ao timing de cada cliente, essa estratégia permite que você saiba exatamente quando chegar em cada usuário e qual a melhor forma de realizar a sua abordagem.
Isso faz com que o cliente se sinta mais confortável, e que você consiga entregar aquilo que ele precisa para aquele determinado momento. Sua marca não se torna inconveniente, e você entrega aquilo que o lead deseja, avançando cada etapa aos poucos e trabalhando com consistência, calma e perseverança.
Abordagem coerente e compatível com o funil de vendas
O fluxo de cadência permite uma abordagem e uma geração de conteúdo que seja compatível com seu funil de vendas, sem que você pule nenhuma etapa ou que as coisas aconteçam de forma rápida demais. O tempo é respeitado e tudo ocorre como deve ser, aumentando o poder de personalização, e fornecendo uma experiência de compra considerada muito melhor e mais efetiva.
Isso ajuda não só na conversão de um lead, mas também na fidelização de um cliente. Imagine que um bombeiro queira se atualizar sobre as regras de um projeto de incêndio, então receber conteúdos voltados para esse assunto e usando as táticas corretas com um funil de vendas fará com que futuramente ele se torne um cliente.
Padronização e planejamento prévio
Por fim, esse tipo de ação ainda conta com uma padronização que pode ser adotada de maneira constante, o que facilita o trabalho dos vendedores e já cria um modelo a ser seguido pela sua marca.
Também precisamos destacar o planejamento prévio, que antecede qualquer erro e faz com que você corrija possíveis empecilhos e possa desempenhar o melhor papel possível para a sua empresa.
O que achou do texto de hoje? Conhecia a importância do fluxo de cadência? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.