Tempo de leitura: 3 minutos
Marketing para pequenas empresas, o segredo do sucesso: Fazer mais com menos.
“Do total de empresas atuantes no comércio varejista, praticamente 97% são micro e pequenas empresas. No atacado essa proporção é de 93%. Entretanto, o impacto delas no faturamento total do segmento é bem menor. Segundo o estudo da Entidade, são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado.”
Fonte: Fecomércio
Com a informação acima, fica claro que diferentemente de uma empresa de grande porte, que pode investir milhões em marketing para atingir a massa, as pequenas empresas com faturamento muito menor e a situação atual do país, tem que fazer “malabarismos” e investimentos muito mais assertivos.
Há alguns anos, as pequenas empresas concorriam com as grandes. Agora isso mudou. As grandes concorrem com milhares de pequenas empresas com grande presença pela internet. Ou seja, as empresas iam atrás dos seus clientes por meio de anúncios caríssimos em revistas, banners e propagandas na TV. Mas agora é o contrário, o marketing mudou e os clientes tem poder de escolha. Quem busca pela empresa ou marca são os clientes, após absorver diversas informações sobre produtos ou serviços nas redes sociais e buscas pela internet. Com isso, o micro e pequeno empresário tem muito mais chances de gerar negócios e crescer no seu setor. Mas para isso é necessário fazer ações pontuais e bem focadas no seu público de interesse para obter os resultados.
07 Dicas essenciais de marketing para pequenas empresas:
1. Planeje: Um plano de marketing bem definido vai lhe ajudar a alcançar os resultados desejados mais rapidamente. Planejar é a prioridade.
2. Conheça seu cliente: Pesquise, entenda o que ele busca, quais são os seu desejos e objeções em relação ao produto/serviço, onde ele está e porque compraria da sua empresa e não do concorrente.
3. Conheça seu produto: Venda benefícios, não apenas produtos.
4. Tenha uma Marca: Uma identidade visual bem definida traduz visualmente o propósito da sua marca, gerando empatia e ligação com o seu público.
5. Invista em SEO: Otimização do seu site ou loja virtual para os mecanismos de busca é importante para atrair clientes em potencial e gerar mais negócios.
6. Blog e redes sociais: Faça postagens periodicamente de conteúdo relevante que irá instruir seu cliente, ganhar confiança e assim ajudá-lo a comprar da sua empresa.
7. Mensure os resultados: Importante calcular o ROI (retorno sobre investimento) para controlar e direcionar melhor para onde serão destinados novos investimentos.
Um boa notícia
Você tem problemas em divulgar sua empresa, fortalecer a marca, captar leads, aumentar vendas e conquistar mais clientes?
Um marketing digital bem planejado e com relevância pode lhe ajudar a mudar totalmente essa história. Com certeza uma grande quantidade de público está online buscando pelos seus serviços ou produtos, e disponível para um relacionamento com sua empresa.
Contrate uma agência parceira que você possa delegar a comunicação da sua empresa. Assim, você foca apenas em gerenciar e alavancar seu negócio.
Veja o vídeo que explica muito bem sobre o novo marketing, ou mais conhecido como Inbound Marketing:
E lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado.
Link permanente
Excelente conteúdo