Warning: A non-numeric value encountered in /home/alanpereira/www/blog/wp-content/themes/epico/inc/reading-time.php on line 29
Tempo de leitura: menos de 1 minuto
No mundo do marketing moderno, os profissionais têm que lidar com diversos desafios que afligem o mercado atual: custos de aquisição cada vez maiores, propaganda onipresente e pouca atenção e lealdade do consumidor as marcas.
Todas esses desafios pesam bastante no mundo das pequenas empresas e das StartUps, que certamente não podem contar com grandes orçamentos, resultados imediatos e poucas oportunidades de desenvolvimento.
índice:
O que é o Growth Hacking
O Growth Hacking contempla uma série de práticas implementadas para estimular um crescimento mais rápido e mais incisivo do negócio.
Uma característica desta disciplina é ser um “patchwork” de diferentes ramos de marketing na web, incluindo:
- SEO
- SEM
- copywriting
- blogging
- marketing de redes sociais
- desenvolvimento web
- análise de dados
- marketing por e-mail
- Buzz Marketing
- linkbuilding
- marketing influenciador
- Landing Page
- psicologia comportamental
- marketing de funil
A capacidade analítica dos dados, o conhecimento da tecnologia da informação e das ferramentas digitais são inestimáveis para atingir os objetivos definidos e mantê-los a longo prazo. Sem dúvidas o Growth Hacking ou hacking de crescimento foi definido como uma revolução devido à sua natureza inovadora e aos resultados impressionantes que é capaz de trazer para empresários, empresas de marketing, startups, investidores e profissionais digitais graças a um processo visando o crescimento.
A definição de Growth Hacking nasceu em 2010 por Sean Ellis, que se referiu ao hacker de crescimento como alguém “cujo norte é crescimento” e isso significava que, em seu conceito, startups e realidades semelhantes deveriam se concentrar em nada além de crescimento para medir o sucesso de suas atividades.
As empresas que não podem contar com muito capital para investir, devem contar com inovação e criatividade, habilidades analíticas, usando recursos limitados de uma maneira extremamente direcionada.
Um exemplo da estratégia de crescimento rápido desenvolvida é o do Uber, com seu aplicativo gratuito e que “se enraíza” em países com uma grande quantidade de carros e usuários interessados em usá-lo: criando economias em grande escala, sem muitos investimentos publicitários, mas com um forte boca a boca que sua conveniência inovadora soluciona.
No que consiste o Growth Hacking
Análise de dados, orientação para o futuro, são os elementos de uma estrutura de crescimento projetada para se estender ao longo do tempo, replicável em várias fases e dos resultados que podem ser estimados e analisados posteriormente para apreciar os frutos do trabalho realizado.
A estratégia de experimentação rápida através de vários canais de marketing escolhidos de acordo com as necessidades concretas do caso mostrou seus benefícios práticos, apoiando o rápido crescimento das startups localizadas no Vale do Silício: desde então, os especialistas de rápido crescimento se multiplicaram, tendo uma maneira de integrar em suas estratégias os frutos da evolução digital e tecnológica dos últimos anos.
Os hackers de crescimento estão, portanto, empenhados em alcançar um crescimento consistente e sustentável das pequenas e médias empresas, explorando plenamente o potencial desses negócios para alcançar o maior número possível de usuários e convertê-las com êxito.
A característica desta estratégia é ser o resultado de circunstâncias e necessidades específicas, em vez de uma mistura de atividades pré-definidas. O objetivo é desenvolver um negócio no menor tempo possível e isso requer atividades compatíveis com o orçamento e os objetivos disponíveis.
Este processo não foi concebido para se esgotar em iniciativas únicas, mas contempla uma fórmula de aplicações, tentativas, estratégias e expedientes estendidos ao longo do tempo para aumentar o produto.
A pirataria de crescimento tem se mostrado capaz de alimentar um crescimento proporcional muito mais forte do que a experimentada por gigantes (estagnadas, mas com altos investimentos) e proporcionar uma utilização rigorosa de ferramentas de marketing na web para alcançar os objetivos estabelecidos.
Esta disciplina visa aumentar o tráfego de visitantes e transformar essas presenças virtuais em usuários reais através de intervenções específicas destinadas a aumentar as conversões. Inicialmente, era uma metodologia voltada para startups para permitir que eles sobrevivessem e se expandissem em um ambiente já controlado por empresas, mas nos últimos tempos se expandiu para um espectro muito maior de realidades empresariais.
A disciplina do crescimento rápido, portanto, é uma fusão de metodologias já conhecidas, mas que são usadas de forma original e criativa para obter resultados concretos e exponenciais em termos de crescimento e vendas.
O hacker de crescimento é um profissional de crescimento digital que dominou as ferramentas de marketing digital, se concentra na experiência do usuário para estimular o engajamento do mesmo, e orienta a comunicação ao desenvolvimento sustentado ao longo do tempo, estudando o mercado no qual opera para alinhar a mistura de atividades mais adequadas à realidade do caso.
O “pirata do crescimento” utiliza uma variedade de ferramentas de rápido crescimento: ferramentas de automação, compartilhamento de conteúdo, sistemas de rastreamento e análise – e inclui a dinâmica psicológica dos usuários para tornar as mensagens produzidas melhor compreensíveis.
No caso da Dropbox, por exemplo, a promoção que levou à grande difusão da plataforma não se baseou em investimentos publicitários, mas na possibilidade de os usuários obterem espaço de armazenamento gratuito em troca do registro de um amigo no serviço.
Os Benefícios do Growth Hacking
O Growth Hacking é, portanto, feito de estratégias novas e adaptáveis, mutáveis e adaptáveis de acordo com o contexto e as notícias.
Recursos de Growth Hacking – Hacking de Crescimento:
- Exercício de estratégias repetidas ao longo do tempo
- Concentra-se exclusivamente no crescimento
- Contempla maneiras inovadoras para o crescimento de um produto
- Constitui uma abordagem científica e escalável para o marketing digital
- Atividades mensuráveis de marketing e promoção
- Possibilidade de trazer os resultados desejados às ações empreendidas
- Permite comparar os esforços realizados com os resultados obtidos para medir o retorno do mesmo
- O uso consciente e mensurado do orçamento
A eficácia dessas estratégias geralmente é acompanhada da difícil repetição das mesmas condições: é uma questão de metodologias originais e criativas, resultado da intuição e atenção especial, que em um curto período de tempo pode esgotar sua validade.
Vantagens do Hacking de crescimento:
- Nos permite eliminar o supérfluo e realmente nos concentrar no crescimento
- Ajuda a se concentrar na escalabilidade de um negócio
- Permite otimizar os custos
- Focado nos esforços em experimentação orientada para crescimento e vendas incrementais de produtos e serviços
- Em particular, ajuda as pequenas empresas a crescer rapidamente
- É direcionado a análise para dados concretos e precisos
- Permite avaliar concretamente o negócio como um fenômeno escalonável
As estratégias de crescimento escalonáveis que derivam do Growth Hacking certamente não são o resultado da improvisação, mas de uma adaptação meticulosa e pontual de diferentes soluções testadas para avaliar aqueles que podem ajudar a alcançar um crescimento rápido no caso em questão.
Na prática, o objetivo principal a que aspiramos – por exemplo, o crescimento do ROI – é dividido em vários objetivos facilmente mensuráveis, um a um. Claro que você pode observar seus concorrentes para obter ideias sobre as estratégias mais adequadas para aplicar no seu negócio, nos métodos que são mais propensos a produzir bons resultados.
E você, o que você acha? Você acredita que o Growth Hacking é uma solução eficaz para garantir um crescimento consistente e rápido das pequenas empresas?