Warning: A non-numeric value encountered in /home/alanpereira/www/blog/wp-content/themes/epico/inc/reading-time.php on line 29
Tempo de leitura: menos de 1 minuto
É nítido que estamos passando uma fase delicada em nosso país, tanto econômica, quanto política. De alguma forma a crise impactou na vida de todos. Talvez para uns mais, e outros menos, onde, o pior agravante é o alto índice de desemprego que afeta milhões de Brasileiros.
Nesse momento de crise econômica que estamos passando, montar um negócio online pode ser uma opção ou a única chance de fugir do desemprego, ou dependendo da visão, uma oportunidade de ganhar mais do que quando era funcionário.
“Quando começar a pensar como um empreendedor, você reparará que as idéias de negócios
podem vir de qualquer lugar.” Chris Guillebeau
Qual é o melhor negócio online para começar?
Podemos organizar os negócios online em 3 categorias básicas, que não é necessário muito investimento:
1. Venda de produtos digitais:
Criação cursos para vender online. Vídeo aulas ou e-books, onde possa ensinar alguma habilidade ou especialidade que alguém esteja disposto a pagar por isso, por ex: uma Consultoria Digital. Ou também pode ser afiliado de alguém que produz algum produto digital pelo hotmart.
2. Revenda de produtos:
Você pode comprar produtos (na 25 de março, Sta Efigênia ou em parcerias) e colocar para vender com uma margem de lucro em diversos sites como Mercado Livre, Yop, Busca Pé e muitos outros. E dependendo da parceria também é possível vender por consignação, sem precisar investir o dinheiro antecipadamente.
3. Freelancer de publicidade:
Criação e divulgação de conteúdo para pequenas e médias empresas. Onde, o objetivo é disseminar conteúdo, fazer upload de artigos para determinadas empresas, através de diversas plataformas. Basta se cadastrar em sites de freelancer para começa a receber propostas.
Fórmula de negócio online
Posso afirmar que não existe uma fórmula, mas sim uma seqüência provada de etapas que você pode seguir para garantir o seu sucesso quando você está começando um pequeno negócio on-line. Tenho visto milhares de pessoas começar e crescer negócios bem sucedidos, fazendo o seguinte:
1. Identifique um problema e resolva.
A maioria das pessoas que estão começando cometem o erro de olhar primeiro para o produto, e deixar para segundo plano o mercado.
Para aumentar suas chances de sucesso, comece com um mercado. O truque é encontrar um grupo de pessoas que estão procurando uma solução para um problema, mas não encontram muitos resultados. A Internet torna este tipo de pesquisa de mercado bem fácil.
Visite fóruns on-line para ver quais perguntas as pessoas fazem e quais os problemas que estão tentando resolver.
Faça pesquisas de palavras-chave para saber sobre o que grande parte das pessoas estão pesquisando, e veja como é a competição dessas palavras.
Confira seus potenciais concorrentes, visitando seus sites e tomando nota do que eles estão fazendo para preencher a demanda. Então você pode usar o que aprendeu e criar um produto para um mercado que já existe – e fazê-lo melhor do que a concorrência.
2. Escrever uma copy(carta de vendas) matadora.
Há uma fórmula comprovada de copy que leva os visitantes através do processo de venda a partir do momento que eles chegam, até o momento em que fazem uma compra:
- Desperte o interesse com uma chamada impactante.
- Descreva o problema que o seu produto resolve.
- Estabeleça a sua credibilidade se mostrando um solucionador deste problema.
- Adicione depoimentos de pessoas que usaram seu produto.
- Fale sobre o produto e como ele beneficia o usuário.
- Fazer uma oferta.
- Faça uma garantia forte.
- Criar urgência com escassez.
- Chame a venda.
Ao longo de sua carta, você precisa se concentrar em como seu produto ou serviço é exclusivamente capaz de resolver problemas das pessoas ou tornar suas vidas melhores. Pense como um cliente e pergunte “O que há para mim?”
3. Criar um site otimizado e responsivo, com fácil navegação em dispositivos móveis.
Uma vez que você tem seu mercado e produto, e você já entende o processo de venda, agora você está pronto para criar seu negócio online.
Lembre-se de mantê-lo simples. Você tem menos de cinco segundos para chamar a atenção do seu público – caso contrário ele irá embora, e não retornará novamente. Algumas dicas importantes para ter em mente:
- Escolha uma ou duas fontes simples em um fundo branco.
- Faça sua navegação clara e simples, e o mesmo em cada página.
- Utilize apenas gráficos, áudio ou vídeo se melhorarem a sua mensagem.
- Inclua uma oferta opt-in para que você possa capturar endereços de e-mail.
- Facilite a compra – não mais de dois cliques entre o cliente potencial e check-out.
- O site será sua loja on-line, tente torná-lo o mais amigável possível ao cliente.
4. Use os mecanismos de busca para gerar tráfego para seu site.
Além da criação do site otimizado para ser encontrado nas buscas orgânicas, este que até aparece bem colocado nas páginas demora algum tempo, você pode gerar tráfego através do publicidade PPC, onde se Paga Por Clique, onde imediatamente os anúncios aparecem no topo das páginas de pesquisa, além de testar quais palavras-chave tem maior conversão e também aproveita-las para as buscas orgânicas.
5. Estabelecer uma reputação de especialista.
As pessoas usam a internet para buscar informações. É importante formar parcerias para disseminar essas informações em outros sites e blogs, sempre com um link para seu site. Isso irá aumentar consideravelmente o tráfego do seu site.
- Crie artigos, vídeos ou qualquer outro conteúdo educativo que as pessoas considerem útil. Distribuir esse conteúdo através de diretórios de artigo on-line ou sites de mídia social.
- Incluir links “SHARE” em conteúdo em seu site para compartilhamento.
- Torne-se um especialista ativo em fóruns relacionados e redes sociais onde o seu mercado-alvo esta concentrado.
Você alcançará novos seguidores. E melhor ainda, quando outro site que publicar seu conteúdo com link para o seu site, os motores de busca vão entender que seu site é relevante e assim irá recompensá-lo no posicionamento das pesquisas.
6. Abasteça seus clientes e assinantes com conteúdo via e-mail.
Quando você constrói uma lista opt-in, você está criando um dos ativos mais valiosos de seu negócio on-line. Seus clientes e assinantes lhe deram
permissão para enviar e-mails. Que significa:
- Você está dando-lhes algo que eles autorizaram.
- Você está desenvolvendo relacionamentos com eles.
- A resposta é 100% mensurável.
- E-mail marketing é mais barato e mais eficaz do que qualquer impresso, TV ou rádio, porque é altamente segmentado.
- Qualquer pessoa que visite o seu site e opta por participar de sua lista é um boa oportunidade. E não há nenhuma ferramenta melhor do que e-mail para conseguir ganhar credibilidade.
7. Aumente sua renda através de vendas back-end e upselling.
Uma das estratégias mais importantes do marketing na Internet é entender tempo de compra e porque cada cliente comprou. Pelo menos 36% das pessoas que compraram de você uma vez, vai comprar de você novamente se você seguir com eles. Fechar a primeira venda é de longe a parte mais difícil – para não mencionar o custo que você terá. Então, use back-end de venda e upselling para levá-los a comprar novamente:
- Oferecer produtos que complementem sua compra primeira compra.
- Enviar cupons eletrônicos de fidelidade, que podem resgatar em sua próxima visita.
- Oferecer produtos relacionados no seu “Obrigado” página depois de comprar.
- Recompense seus clientes por sua lealdade e eles se tornarão ainda mais leais.
Ideias de negócios online
A internet é um terreno muito fértil de oportunidades, ainda mais em momentos de crise. Com possibilidades infinitas, basta ficar atento aos problemas do dia-a-dia, a cultura e costume das pessoas, que ideias de negócios online não faltarão para se criar um negócio online.
Ganhar dinheiro na internet
É possível ver muitas pessoas ganhando dinheiro online sem precisar sair de casa, ou ostentando viagens pelo mundo a fora. É um sonho para a maioria das pessoas, mas a realidade não é tão simples assim. Sem trabalho duro e persistência, o sonho pode virar frustração.
Link permanente
Excelente artigo, gostei muito.
Link permanente
Que bom Rogério, ficamos contentes!
Abços