Tempo de leitura: 6 minutos
A construção de sites para empresas é o ponto de partida para a sua presença online. Você pode trabalhar com mídias sociais, criar estratégias de e-mail marketing, ter um blog de negócios cheio de artigos, e com um calendário editorial eficaz. Mas a base é simples: você tem que criar um site profissional.
Como? Qual é o caminho a seguir? A melhor solução é entrar em contato com uma agência web especializada, listar todas as suas necessidades, referências e preferências. A partir daí o projeto seguirá um processo que vai desde o desenvolvimento do layout para aprovação, até a programação, diagramação do conteúdo e otimização do site.
Parece complicado? Na verdade, a criação de sites para empresa é simples, mas requer atenção e alguns cuidados. Aqui está toda a informação útil para projetar um site que pode alcançar bons resultados. E se apresentar ao público da melhor maneira possível, ganhando a confiança daqueles que chegam nas páginas internas.
Escolha uma plataforma profissional para construção do site para sua empresa
Primeiro passo: a plataforma é indispensável. Como criar um site? Não há caminhos predefinidos, mas deixo minha opinião: escolha um CMS de código aberto , com uma comunidade por trás, capaz de desenvolver novos plug-ins e extensões. O nome mais importante hoje é definitivamente o WordPress que permite criar qualquer coisa. Mas em alguns casos você pode escolher Prestashop ou Joomla, nomes perfeitos para e-commerce e portais mais complexos.
Segundo passo: escolha um design da interface capaz de manter os padrões de um site profissional. Isso significa evitar soluções confusas, incapazes de destacar os conteúdos que o público deve ler e apreciar . Nesses casos, importante um código SEO limpo, rápido e otimizado . Para criar um site para sua empresa você tem que investir, e tem que começar a partir da estrutura do layout e da plataforma.
Faça uma análise preliminar
Para construir um site profissional, você precisa se concentrar em uma análise capaz de antecipar ações e prever as reações. Um projeto capaz de dar bons resultados leva em consideração uma série de etapas essenciais . Como a concorrência, o público-alvo, os objetivos a serem alcançados. Você quer trabalhar em posicionamento SEO? Perfeito, você precisa entender quais palavras-chave e quais são os concorrentes: onde e como eles investem, como se comportam na web.
Fique atento a um ponto importante: os objetivos. Na construção de sites para empresas, você está claro sobre o propósito da sua empresa? O que é isso? A clareza do projeto também diz respeito ao objetivo final do trabalho realizado. Caso contrário, não será um site profissional com grandes oportunidades de crescimento e geração de negócios.
Compre um domínio representativo
Domínio é a primeira informação que o público lê do seu site. É a sua assinatura, o seu cartão de visita. Qual domínio escolher para um site profissional? Depende, mas uma regra a seguir é: deve ser representativa da sua marca . Muitos seguem a sirene dos domínios com correspondência exata. Ex: dentistanoipiranga.com.br
Independentemente das considerações de SEO, prefiro sempre focar na marca: a longo prazo, essa é a referência que as pessoas reconhecem. Ex: odontobalance.com.br
Ignore os sites gratuitos que só servem para constar no cartão de visitas
Muitos perguntam: “É possível criar um site profissional de graça? Talvez para sempre, sem períodos de avaliação? “. A resposta é clara, clara, cristalina: não. Ou melhor, você pode usar aplicativos como WordPress.com, Blogspot e Wix para criar blogs e sites, mas com recursos longe dos necessários para um projeto profissional.
Em primeiro lugar: você não tem a possibilidade de alterar o código e personalizar a estética. Falta também a capacidade de instalar plugins e otimizar páginas nos padrões SEO. Sem falar dos subdomínio, os recursos dos modelos que não atendem às necessidades de um projeto ideal. Em suma, não alimente a ideia de criar um site profissional gratuitamente .
Não economize na hospedagem
Um site profissional tem uma hospedagem capaz de manter seu trabalho online. Muitas vezes nos concentramos em hospedagem barata, para economizar um pouco de dinheiro. Resultados site fora do ar constantemente , páginas lentas, suporte medíocre. Peça o melhor para o seu projeto, ou pelo menos uma hospedagem capaz de responder às suas necessidades. Especialmente em termos de tempo de atividade e velocidade do servidor.
Trabalhe com conteúdo de qualidade
Parece simples, mas não é assim. Para criar um site de qualidade você tem que investir no conteúdo. Não precisa criar um blog corporativo, ele não é obrigatório, mas certamente você deve escrever textos que possam responder às perguntas do público . E dar informações claras, escrevendo textos seguindo as regras de gramática e sintaxe. Sem esquecer os princípios do HTML, um código limpo e rápido. Fazer um site profissional também significa isso e não é barato.
Mas o conteúdo não diz respeito apenas aos textos. As imagens também devem respeitar alguns padrões. Um site de qualidade cuida do visual em todos os detalhes. Acima de tudo, não tire fotos da internet sem dar créditos aos autores. E não use qualquer imagem sem contextualização. Compre as fotos que você precisa, ou use bancos de imagens free para obter tudo o que você precisa, sem nenhum custo.
Ainda sobre o conteúdo: um site de qualidade não esquece as páginas essenciais para proteger a autoridade do projeto. Quais são esses recursos? Página sobre nós, contatos, página de destino(landing page) para maximizar as conversões . E depois há a home page que se torna uma síntese de tudo que você oferece. Um detalhe: lembre-se de incluir tudo relacionado a informações fiscais, contatos e informações úteis no rodapé.
Use SSL
Um ponto interessante. Para criar um site para empresa, você também deve garantir a segurança de seus usuários. Isso significa, em certos casos, usar o SSL para explorar a segurança do HTTPS . Um passo indispensável para sites que exigem cadastros, senhas e / ou números de cartão de crédito. Por exemplo, sites de comércio eletrônico e reservas, devem trabalhar nesse sentido para manter um perfil profissional e seguro.
Você quer realmente construir um site profissional!?
Este é o caminho a seguir. Você deve ser linear, deve dar a informação correta e respeitar o trabalho dos outros. Há apenas uma chance: você não terá uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. E este é o ponto: quando o cliente entrar em seu site, você tem que ser confiável desde os primeiros segundos, pois dificilmente haverá a chance de ter atenção dele novamente.
Por outro lado, construir um site profissional também significa estar tecnicamente alinhado com as necessidades do público. Então você não tem escolha: você tem que trabalhar duro nessa direção, você tem que desenvolver um site profissional. Você está pronto? Você já escolheu esse caminho?