Tempo de leitura: 7 minutos
Google Ads o que é e como funciona?
Se você deseja aumentar seu faturamento e não pode esperar até 6 meses para ter resultados, iniciar uma campanha de anúncios na internet é ideal. O Google Ads, também conhecido como links patrocinados é uma solução simples e eficaz que aumenta o tráfego de forma qualificada em seu site. Através de campanhas de anúncios pagos no Google Ads, o seu site fica imediatamente visível no topo dos mecanismos de busca, aparecendo exclusivamente para quem necessita comprar seu produto ou serviço.
Publicidade on-line: Google Ads
O que significa SEM
Exemplo de Google Ads – links patrocinados
O princípio de posicionar sites nos mecanismos de pesquisa
Benefícios das Campanhas de Google Ads
Desvantagens das Campanhas de Google Ads
Crie uma campanha de anúncios em 5 etapas
1.Escolha o provedor de campanhas on-line
2.Crie seu próprio anúncio na internet
3.Escolha palavras-chave eficazes
4.Determinar o orçamento do seu site
5.Otimize a campanha de marketing
Dicionário de Campanhas Online
Publicidade on-line: Google Ads
O Google Ads – links patrocinados são uma forma de publicidade on-line. Eles estão presentes em todos os principais mecanismos de busca ( Google, Bing, Yahoo ). Esses links aparecem nos mecanismos de pesquisa acima dos resultados “orgânicos” ( SERP ) em uma caixa de cores ou diretamente na página de resultados.
Concebidos sob a forma de texto, às vezes imagem ou vídeo, esses anúncios aparecem quando o usuário faz uma pesquisa com uma palavra-chave segmentada pelo anúncio. Palavras-chave são as palavras que o usuário digita no mecanismo de pesquisa para acessar informações ou serviços relacionados a essas palavras-chave.
O que significa SEM
O termo SEM (em oposição a SEO ) significa Search Engine Marketing e refere-se a todas as técnicas de marketing para otimizar uma campanha de tráfego pago (Google Ads ou Facebook/Instagram Ads).
Exemplo de Google Ads – links patrocinados
O proprietário de uma Pousada em Maresias poderia comprar as palavras-chave: Pousada Maresias. Sempre que um visitante digitar na busca essas duas palavras, mostrará seu anúncio nos links patrocinados. Isso fará com que seu público alvo chegue até seu site e conheça seu produto ou serviço.
O princípio de posicionar sites nos mecanismos de pesquisa
Compre as palavras-chave nas quais você deseja que seu site seja encontrado.
O posicionamento do site em relação aos concorrentes depende do valor das palavras em leilão: quem paga mais ganha a melhor posição, ou seja, o topo.
Você pagará por clique(PPC). Ou seja: quando um usuário digitar uma palavra e clicar no seu anúncio.
Benefícios das Campanhas de Google Ads
Aparecer no topo dos mecanismos de pesquisa melhora sua visibilidade e aumenta o tráfego em seu site com a visita de clientes potenciais. Possibilitando converter esses visitantes em vendas e negócios para sua empresa.
Desvantagens das Campanhas de Google Ads
Campanhas de Google Ads são pagas por clique. A importância do seu orçamento determina a visibilidade do seu anúncio. Quanto mais você aumenta seu orçamento, mais seu anúncio é posicionado à frente de seus concorrentes e são clicados.
Ao contrário do posicionamento natural, os links patrocinados são uma colocação de curto prazo. A partir do momento em que você não paga mais por este serviço, seu anúncio não será mais exibido, somente o posicionamento orgânico do seu site permanecerá.
Crie uma campanha de anúncios em 5 etapas
1.Escolha o provedor de campanhas on-line
Primeiro de tudo, você deve criar uma conta de links patrocinados ou sites especializados na venda de palavras-chave. Existe uma grande variedade, onde os fornecedores mais famosos e mais utilizados são:
Google Ads;
Publicidade Bing (Microsoft);
Publicidade do Yahoo.
2.Crie seu próprio anúncio na internet
O anúncio deve ser curto e interessante, muitas vezes composto por um texto. O anúncio é uma descrição do seu produto ou serviço e deve incentivar os visitantes a clicar para saber mais. Você pode se comunicar sobre um evento ou uma promoção, por exemplo. Para um anúncio eficaz e atraente, você deve:
– Ser claro;
– Comunique sua marca e nome da empresa;
– Anuncie seus preços competitivos;
– Evite expressões como “o melhor”, “clique aqui”, muito usadas e saturadas.
3.Escolha palavras-chave eficazes
A escolha das palavras-chave é essencial para determinar a palavra ou expressão que levará o visitante ao seu anúncio. Existem ferramentas que estão à sua disposição para facilitar essa escolha.
Gerador de palavras-chave
Teste os geradores de palavras-chave do Google .
Por exemplo, escolha palavras-chave usadas pelos visitantes nos mecanismos de pesquisa, palavras genéricas ou competitivas. Mas tenha cuidado, elas serão mais eficazes, mas também mais caras. Você pode adicionar ou remover palavras-chave durante a campanha, dependendo do desempenho das mesmas.
4.Determinar o orçamento do seu site
A taxa de links patrocinados funciona com “custo por clique(PPC)” (tradução de ” Pagamento por clique “): o mecanismo de pesquisa em que o anúncio é exibido é pago toda vez que um usuário clica no seu anúncio.
Pay Per Click é extremamente variável. Certas palavras-chave são mais exigidas que outras, portanto, o custo por clique é muito maior. Por exemplo, as palavras ciência da computação, viagem, flor são muito mais solicitadas e mais caras do que palavras, azulejos, teclado, mimosa. Saiba que você pode gerenciar com precisão seu orçamento. Você pode escolher não exceder uma certa quantia diária. Quando o valor for esgotado por um determinado número de cliques, seu anúncio não aparecerá mais nos links patrocinados.
5.Otimize a campanha de marketing
O provedor fornece ferramentas de observação e estatística para otimizar sua campanha de links patrocinados, para que você possa acompanhar o resultado da campanha em tempo real. Ao levar em conta essas estatísticas, você pode alterar suas palavras-chave ou expressões, aumentar ou diminuir seu orçamento. Sua campanha pode durar o tempo que você quiser, mas leve em consideração um mínimo de 30 dias para uma campanha eficiente.
Dicionário de Campanhas Online
CPC: Custo por clique, forma utilizada pelo Google Ads para cobrar a exibição de anúncios de links patrocinados.
CTR: Click Through Rate ou Taxa de Clique é a quantidade de vezes que um anúncio foi clicado dividido pela quantidade de vezes que ele foi exibido(impressão). Ou seja, a porcentagem de pessoas que clicaram em determinado anúncio.
CPA: Custo por Aquisição é a média da verba de publicidade online investida para realizar uma conversão.
CTA: é a sigla para Call to Action, ou Chamada para Ação. No marketing digital, é um elemento usado para incentivar o usuário a realizar uma ação específica, como clicar em um botão, preencher um formulário, comprar um produto, entre outros.
Conversão: É uma ação que esperamos do usuário ao exibir um anúncio. Pode ser uma compra, a visualização de um vídeo, o preenchimento de um cadastro, dependendo do objetivo da ação do planejamento de empresa de marketing digital.
Lead: Um potencial cliente que demonstrou interesse em seu produto ou serviço, geralmente fornecendo informações de contato, como e-mail ou telefone.
Pixel: Um código inserido em seu site para rastrear as ações dos usuários, como visitas, cliques e conversões. É amplamente usado em campanhas de remarketing.
ROI: É a sigla para Retorno sobre o Investimento. Trata-se de uma métrica utilizada para medir a eficiência e a rentabilidade de um investimento em campanhas, estratégias ou ações de marketing.
Ficou alguma dúvida?
Se quiser saber mais, chama agora no WhatsApp que temos uma equipe preparada para ajudar você!